sábado, 4 de abril de 2009

Pequenos projetos que deram certo

Olá hoje estou estreando meu blog de atividades, comecei a ter vontande de criar este blog, quando comecei a visitar blogs relacionados com aeducação onde compartilhei de diversas atividades, que enriqueceram bastante minhas aulas.
Agora chegou minha vez de compartilhar com minhas amigas, um pouquinho do que criei, esprero que visitem e goste dester himilde cantinho!!!! mIl beijinhos a todos que aqui vierem.

Projeto Leitura: “Explorando a linguagem poética na sala de aula”

Justificativa:

O trabalho com a poesia em sala de aula ajuda a construir no educando o ser poético, ampliando assim sua visão de mundo e seu conhecimento lingüístico , não se prendendo apenas na estrutura do texto mas, em todo contexto de idéias que ele apresenta.
A poesia na escola é trabalhada em atividades que desenvolvam a sensibilização, a fantasia, o prazer da leitura, ampliando assim a oralidade e o desenvolvimento lingüístico da criança.
Esse trabalho permite que o educando tenha um contato maior com bons textos e conheça autores antigos e contemporâneos.

“Poeta não somente o que escreve.”

Objetivo:

Ø Aprofundar o conhecimento sobre o ensino da poesia na escola;
Ø Introduzir o educando no mundo fantasioso e emocionante das histórias, dos poemas, das cantigas, dos brinquedos folclóricos ( literatura de cordel, parlendas , adivinhas...) e de músicas acessíveis a sensibilidade infantil;
Ø Que o educando saiba diferenciar o que é poesia, poema e poeta;
Ø Elaborar um mural de poesias e /ou uma coletânea com o trabalhos dos alunos em seu produto final.

Orientação Metodológica:

A análise da linguagem poética começa com o trabalho de diferenciar o poeta, a poesia ,e poema numa linguagem adaptada a todas as séries envolvidas no projeto.
Breve estudo na estrutura dos poemas (verso, estrofe, rima ,...) e nos tipos de poesia ( desenhada, acróstico, quadra, soneto, música...).
Apresentação de textos e autores variados , discutindo o mesmo em sala de aula, realizando um trabalho coletivo, enfatizando a expressão da oralidade.
A escrita será trabalhada através de exercícios de organização das idéias e sentido, leitura compartilhada e reescrita. Já num segundo momento a preocupação é de produzir um texto que será exposto e observado.

Atividades Propostas


Ø Hora da história (oral) e ilustração
Ø Recitando Poesias ( saral)
Ø Bingo dos personagens (nomes e/ou letra inicial / desenho)
Ø Palavra puxa palavra:
Ø Poesia em papel pardo e sulfite como quebra cabeça para o aluno montar.
Ø Cruzadinha e caça palavras com palavras chaves.
Ø Recorte de revistas para formar poesia de diversos tipos.
Ø Texto fatiado no sulfite e normal no papel pardo.
Ø Produção de texto coletivo.
Ø Produção individual.
Ø Ditado pintado

Avaliação:

Será feita de forma gradativa, de acordo com o decorrer das aulas; observando o desenvolvimento da oralidade , da escrita (concordância, ortografia....) e os avanços de acordo com os objetivos propostos.


Bibliografia:

Ø Academia Brasileira de Literatura de Cordel – História de Cordel, 2003.
Ø Letramento e Leitura da Literatura: A construção do ser poético – Eleonora Cretton Abílio.
Ø Poesia Visual : Ana Claudia Gruszynski – PNLD 2002.
Ø Dezenove Poemas Desengonçados: Ricardo Azevedo –Ed. Ática,1999.
Ø Ler e Escrever Um Grande Prazer.

3 comentários:

  1. Uau amiga......isso ajuda p/ pessoal elaborar seus projetos de aulas, q muitos profes nem sabem o q é. Parabéns, miga!!!

    ResponderExcluir