segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aprendendo com poesia

[os nomes dos bichos não são os bichos]
Arnaldo Antunes


Os nomes dos bichos não são os bichos.
Os bichos são:
macaco gato peixe cavalo vaca elefante baleia galinha.
Os nomes das cores não são as cores.
As cores são:
preto azul amarelo verde vermelho marrom.
Os nomes dos sons não são os sons.
Os sons são.
Só os bichos são bichos.
Só as cores são cores.
Só os sons são
som são
nome não
Os nomes dos bichos não são os bichos.
Os bichos são:
plástico pedra pelúcia madeira cristal porcelana papel.
Os nomes das cores não são as cores.
As cores são:
tinta cabelo cinema céu arco-íris tevê.
Os nomes dos sons.



Atividade

1. Comentário geral

O poeta traz como questão a relação entre o "nomes das coisas" (o nome dos bichos e o nome das cores) e as "coisas" (o bicho, a cor), pois a "coisa" não é o nome, mas para dizer da "coisa" se tem que recorrer ao nome da "coisa". Esta é a brincadeira do poema. No caso dos sons, eles "apenas" são, já que têm uma multiplicidade, infinidade e são, de certo modo, inapreensíveis, não cabem na "coisa".
O poeta também quebra a sintaxe quando diz "os sons são", pois o verbo "ser" exigiria um complemento. Os sons são o que são (talvez isto esteja relacionado à quebra sintática comentada acima) e estão em todas as coisas através de seus nomes, mas não estão em nenhuma delas, isto é, o nome "macaco" não está no bicho macaco.
Há também o jogo homofônico1 entre "são", "som" e "não". Outro jogo feito pelo poeta é quando diz "os bichos são:/ plástico pedra pelúcia madeira cristal porcelana papel/" como se estivesse dizendo do que são feitos.

2. Objetivo da atividade (+/- 30’)
􀀹 Mostrar as possíveis relações entre as "coisas" e o "nome das coisas".


3. Material
􀀹 Copia em xerox para cada aluno;
􀀹 Diário poético;
􀀹 Lápis de cor.


4. Procedimento do professor

1º momento
􀀹 Declamar várias vezes o poema;
􀀹 Discutir as relações entre as coisas e o nome das coisas.


2º momento
􀀹 Colar o poema no diário poético.


5. Procedimento do aluno
􀀹 Discutir coletivamente o poema
􀀹 Copiar e ilustrar o poema no diário poético.


Obs: Critícas são sempre construtivas!!!!!!!!!!!

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