sábado, 12 de setembro de 2009

Ensinando com poesia

LEVAVA EU UM JARRINHO

Fernando Pessoa

Levava eu um jarrinho
P´ra ir buscar vinho
Levava um tostão
P´ra comprar pão;
E levava uma fita
Para ficar bonita.
Correu atrás
De mim um rapaz:
Foi o jarro p´ra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita...
Vejam que desdita!
Se eu não levasse um jarrinho,
Nem fosse buscar o vinho,
Nem trouxesse uma fita
P´ra ir bonita,
Nem corresse atrás
De mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia.

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

LEVAVA EU UM JARRINHO – FERNANDO PESSOA

1. Comentário geral

Este poema singelo está dividido em 3 estrofes.
Na 1ª estrofe temos 6 versos rimados: "a/a, b/b, c/c".
Na 2ª, com 5 versos, a organização é: a, b/b, c/c.
A última estrofe, com 8 versos: a/a, b/b, c/c, d/d.
A inocência da menina que o poema retrata fica expressa pelo jarrinho que levava e pela fita que usava.
A confusão do encontro com o rapaz (talvez ela tenha ido bonita justamente para encanta-lo), traz um certo arrependimento em sair bonita e levar o jarrinho.

2. Objetivo da atividade
* analisar a estrutura rítmica do poema.

3. Material
* poema apresentado em folha 40 kg ou na lousa;
* dicionário
* diário poético;
* lápis grafite preto.

4. Procedimento do professor

1º momento
* escrever o poema na lousa;
* ler a bibli(o)grafia do Fernando Pessoa;
* declamar várias vezes;
* discutir a estrutura do poema e seus sentidos;
* orientar os alunos em dupla a encontrar o sentido de "tostão" e "desdita";
* escrever ao lado do poema os sentidos que encontraram e que faça sentido dentro do poema.

2º momento
* solicitar a cópia no diário.

5. Procedimento do aluno
* discutir coletivamente o poema;
* copiar o poema no diário;
* usar o dicionário para descobrir o sentido de "tostão" e "desdita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário