sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os signos por Fernando Pessoa

O Simbolismo Astrológico de Mar Português

Em 1934, Fernando Pessoa publicou o único livro de sua carreira, Mensagem, para enviar a um concurso de poesias sobre Portugal. O livro é totalmente simbólico e em sua própria introdução Pessoa pede que o interpretemos como símbolo. É fato público e notório que Fernando Pessoa era astrólogo. Seus escritos astrológicos mais antigos são de 1908, quando o poeta tinha 20 anos. Por toda sua vida ele se utilizou da Astrologia, chegando inclusive a fazer as cartas astrológicas de seus heterônimos e a escrever um tratado sobre o assunto, em 1916, sob o heterônimo de Raphael Baldaya.

Além disso, Pessoa foi templário, maçon, teosofista e outros. Em sua biblioteca, além dos grandes filósofos encontramos obras de Blavatsky, Leadbeater, Krishnamurti, Mabel Collins, Alan Leo, Manly Palmer Hall e Rudolf Steiner. Pessoa inclusive traduziu 'A Voz do Silêncio" e "Luz no Caminho". Tudo isso leva a crer que conhecia e trabalhava com astrologia transpessoal. A segunda parte de Mensagem, chamada Mar Portuguêz, é composta de doze poemas que têm uma notável relação com os 12 signos.

Mar Português – Fernando Pessoa


ÁRIES

I. O INFANTE

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

Áries é o primeiro signo do zodíaco, e Pessoa o relaciona neste poema com o Infante, o jovem. Também é o signo do impulso criador, o impulso para geração das coisas.

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce." A partir da vontade de Deus, sem a qual nada aconteceria, do Primeiro Raio, que é o raio de Áries, a iniciativa é colocada na cabeça do homem, e através do uso dessa condição mental chegamos à concretização. O lema transpessoal de Áries é: "Eu surjo, e do plano da mente, governo". É o próprio uso do sonho do homem.

Áries é o impulso que fecunda, seu regente Marte também rege o esperma, o princípio masculino, ativo, da existência. "Sagrou-te e foste desvendando a espuma" .

E assim surgiu a terra, o próprio ser, a alma, em "Mensagem" simbolizada por Portugal. E como todo signo cardinal, Áries tem a iniciativa, mas falta a persistência e experiência para que o propósito da Alma se cumpra: "Senhor, falta cumprir-se Portugal!"

Mar Português – Fernando Pessoa

Publicado em biblioteca por Spider em Janeiro 1, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário