sábado, 27 de março de 2010

Atividade de História - tema: deslocamento populacional

Leia com atenção e responda as questões:

Para todos - Chico Buarque


O meu pai era paulista

Meu avô, pernambucano

O meu bisavô, mineiro

Meu tataravô, baiano

Meu maestro soberano

Foi Antônio Brasileiro

Foi Antônio Brasileiro

Quem soprou esta toada

Que cobri de redondilhas

Pra seguir minha jornada

E com a vista enevoada

Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas

A viola me redime

Creia, ilustre cavalheiro

Contra fel, moléstia e crime

Use Dorival Caymmi

Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro

Bandoleiros, vi hospícios

Moças feito passarinho

Avoando de edifícios

Fume Ary, cheire Vinícius

Beba Nelson Cavaquinho



1) O poeta fala sobre suas origens. Segundo ele, de que estado era:

a. o pai?__________________________



b. o avô? _________________________



c. o bisavô? _______________________



d. e o tataravô?_____________________



2) O que o poeta diz sobre sua origem é parecido com o deslocamento populacional que você estudou? Explique.

____________________________________________________________________________


3) Como é o deslocamento do povo brasileiro?

____________________________________________________________________________



4) Todas a comunidades são iguais.

( ) verdadeiro ( ) falso



5) Cite alguns países que imigraram para o Brasil:



______________________________________



6)Porque foi importante para nossa cultura o deslocamento populacional?

____________________________________________________________________________



7) O que Portugal e Espanha desenvolveram com intenção de explorar novas terras?

( )Produção de especiarias

( ) Vestuário

( )Instrumentos e técnicas para navegação para as Índias



8) O Brasil foi colonizado pelos?

( ) Americanos

( ) Ingleses

( ) Portugueses

( ) Italianos



9) Em 1500 os europeus vieram para o Brasil para:

( )Explorar novas terras e procurar tesouros

( ) Fazer amizade com os índios

( ) Assistir os desfiles de carnaval



10)O movimento de Expansão Marítima e Comercial da Europa, também conhecido como Grandes Navegações, teve início no século XV (1.401- 1.600).



( ) verdadeiro ( ) falso

Nenhum comentário:

Postar um comentário